Para poder processar os pagamentos, o cartão deve estar habilitado em modo “pagamento seguro”, conhecido nos cartões VISA como “Verified By Visa” e em cartões Mastercard como “Mastercard SecureCode”.
É possível que o teu banco peça uma verificação adicional, antes de autorizar o pagamento. Pode ser por meio de um código privado que te envia ao telemóvel por SMS, através do cartão de chaves ou com um código de segurança adicional que tenhas ativado antes na tua entidade bancária.
Um pedido realizado com cartão pode-se pagar na hora seguinte à sua confirmação, antes de ficar anulado automaticamente.
Por razões de privacidade, os bancos geralmente não brindam detalhes sobre os erros nos pagamentos. Indicamos algumas das causas mais comuns de pagamentos recusados:
- O cartão de débito tem saldo insuficiente ou alcançou o limite estabelecido pelo banco.
- Verifica o limite diário de compra online, já que, ocasionalmente, a tua entidade bancária pode o limitar a 300 €.
- A informação do cartão de crédito ou débito é incorreta.
- CVV incorreto. O CVV é o código de segurança de 3 dígitos situado no verso do cartão.
- O cartão de crédito ou débito expirou.
- O cartão foi reportado como roubado.
- A compra desencadeou a proteção contra fraude.
- As tentativas de pagamento foram recusadas pelo nosso fornecedor de pagamentos.
Se tens a certeza de que a informação introduzida para o pagamento é correta, tenta novamente mais tarde. Pode haver um erro de comunicação ou um problema técnico.
Se o teu pagamento é recusado por segunda ou terceira vez, não voltes a tentar, o servidor de pagamentos pode detetá-lo como uma ameaça e bloquear pagamentos durante um tempo.
Neste caso, por favor, contacta com a tua entidade bancária para poder comprovar o tipo de erro no pagamento.